terça-feira, 19 de abril de 2016

O que aconteceria com o planeta terra se os humanos fossem extintos?

Você já parou para pensar nisso? E se todos os seres humanos fossem varridos de repente do planeta? Foi assim que pensou o autor de livros cientificos Alan Weisman em seu livro The world without us (O mundo sem nós). Nesse longo exercício de pensamento, Weisman não especifica exatamente o que elimina os seres humanos, em vez disso ele simplesmente assume o desaparecimento repentino de nossa espécie e projeta a seqüência de eventos que provavelmente ocorreria nos anos, décadas e séculos a seguir.





Se a raça humana desaparecesse em algumas centenas de anos, os animais que estão quase extintos hoje em dia iriam se recuperar e voltariam como eram antes. Em 100 anos as árvores começariam a dominar as cidades e invadir prédios e casas, dominariam tudo o que tem pela frente.
Uma das piores noticias da vida selvagem seriam sobre nossos animais de estimação e os gados, todos os gatos e cachorros do mundo iriam tentar sobreviver sozinhos e em meio da selva com outros animais perigosos eles não durariam muito tempo. As vacas que não são poucas, cerca de 1,5 bilhões e as 20 bilhões de galinhas também entrariam nessa.

Os animais peçonhentos como piolhos e baratas também acabariam se dando mal, uma vez que eles dependem da raça humana para sobreviver. Em menos de um século todas as ruas seriam tomadas por rios e mares, as construções seriam degradadas por cupins, as estruturas de ferro enferrujariam e tudo seria tomado de volta pela natureza.
- Em 20 anos os animais domésticos voltariam ao estado selvagem.
- Em 50 anos o rio Tietê ficaria limpo.
- Em 70 anos toda a camada de ozônio estaria recuperada.
- Em 300 anos a temperatura da Terra iria começar a cair.
- Em 1000 anos as construções sumiriam.
- Em 5 mil anos a mata atlântica tomaria São Paulo inteira.
- Apos milhares de anos o petróleo estaria em todo lugar do mundo.
Se os seres humanos desaparecessem, alguma outra espécie poderia evoluir para um animal que fabricasse ferramentas, tivesse plantações, usasse linguagem e fosse capaz de dominar o planeta? Segundo Alan Weisman, os babuínos poderiam ter uma chance razoável. Eles têm o maior cérebro entre os primatas, com exceção do Homo sapiens, e, como nós, se adaptaram a viver nas savanas à medida que os habitats florestais na África encolheram.
Veja o vídeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário